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O que é manutenção preventiva?

Você sabe o que é manutenção preventiva? Todo veículo precisa de manutenção, isso é obrigatório, periódico e extremamente importante para evitar acidentes e problemas mecânicos, além de multas. Confira as dicas da Bossoni Auto Parts e mantenha em dia a manutenção do seu carro.

Se você está sem dúvida sobre o que é manutenção preventiva, saiba que boa parte das indicações você encontra no manual do proprietário do seu veículo. Eles trazem todas as informações sobre como fazer manutenção preventiva. 

Ocorre que muitas vezes, por preguiça ou falta de tempo, vamos deixando para lá e acabamos só fazendo a manutenção quando ela já não é preventiva, mas de necessidade imediata. E isso não pode acontecer.

Como fazer manutenção preventiva

Faça a manutenção preventiva corretamente

Além de saber o que é manutenção preventiva, é preciso colocar em prática da maneira correta.

Como já adiantamos, é preciso consultar o manual que vem com o seu veículo. Lá é que estarão, por exemplo, as especificações não só de prazos de trocas de óleo, manutenção, também estarão informações quanto aos produtos adequados para o modelo.

Mas, caso o seu manual não seja tão completo, podemos ajudar você.

Prevenir para não remediar

Sempre que pensar sobre o que é manutenção preventiva, lembre-se de que ela existe para evitar que você tenha que fazer a manutenção de correção, quando o problema já estiver acontecendo, como desgastes de motor ou pneus quando já deveria ter sido tomada alguma atitude, como a troca de óleo ou a substituição dos pneus.

Atenção às trocas e inspeções

Existem trocas e inspeções obrigatórias. Trocas de óleo do motor e filtro de óleo são trocas obrigatórias, pois eles se degradam com o tempo. Fique atento à quilometragem e períodos indicados. Já os de inspeção são aqueles que não se sabe quando vão falhar, mas é preciso estar atento. É o caso de embreagens, palhetas de limpadores de parabrisas, rodas, então faça verificações periódicas para identificar quando há danos e desgastes para substituir.

Preste atenção nos prazos

Em geral não há um prazo de semanas ou meses estipulado, mas sim indicações relacionadas à quilometragem, ao uso e desgaste. 

Entre as recomendações de atenção estão o alinhamento de pneus, que deve ser feito entre 10 a 20 mil km, por exemplo.

O filtro de ar deve ser trocado quando fizer a troca de óleo, com o filtro adequado. O óleo lubrificante será necessário a cada 5 a 15 mil km, mas é preciso ficar atento ao uso do veículo. Já o fluido do freio tem um prazo de seis meses a um ano. A limpeza do ar condicionado deve ser feita anualmente. 

Atenção também com as correias, cada uma tem uma demanda própria, em geral relacionadas à troca de óleo e quilometragem, e a correia dentada indica as trocas também das demais.

Confira sempre as indicações com as do manual.

Detalhes que importam

Há outros itens que também precisam de atenção, mesmo que pareçam secundários. Fique atento ao desgaste dos sulcos e à calibragem dos pneus e também do step. Verifique pelo menos a cada dois meses. Confira também o fluido da direção hidráulica e o do freio. 

Não esqueça também de verificar a condição das palhetas e dos faróis, lanternas e demais luzes do painel, aquelas de alerta. Os sistemas de carga, suspensão e freios também merecem atenção permanente, para que tanto a bateria, as pastilhas e o amortecedor estejam em dia.

Evite multas e acidentes

Alguns cuidados de manutenção preventiva podem ajudar você a evitar multas e acidentes. Confira as luzes do freio e reponha eventuais lâmpadas queimadas, pois o custo de uma multa será bem maior. Outro cuidado é com o radiador. Se ele superaquecer, pode derreter peças e comprometer o motor, por isso verifique diariamente e com mais cuidado uma vez por semana. O radiador não deve ter furos e precisa estar limpo.

E, como as vias e as estradas brasileiras não costumam estar em boas condições, é bom verificar também o assoalho do carro e os pneus.

Pneus: além do estepe 

Os pneus não só precisam ser trocados e alinhados, mas também é preciso promover um rodízio e balanceamento das rodas. Isso faz com que eles tenham o desgaste distribuído de forma mais equilibrada. Lembre-se também do que já falamos: calibragem e sulcos. Andar com pneus carecas é dar chance para acidentes.

Escapamento, velas e baterias

Além desses cuidados, também é importante ficar atento ao escapamento, com inspeções duas vezes por ano. Não esqueça de verificar as velas de ignição.

A bateria é outro ponto de atenção: verifique mensalmente e tenha os cabos no carro para o caso de precisar de ajuda de outro motorista para ligar, fazendo uma transferência de energia, a popular “chupeta”.

Ferramentas à mão 

Além do cabo para transferência de energia, é importante ter no carro e em casa ferramentas básicas, como macaco, uma garrafa com água, luvas e panos. E, para finalizar, tenha sempre um mecânico de sua confiança.