Seja bem-vindo(a), Faça login

Atendimento (14) 3475-1218 (14) 99789-1750 (WhatsApp) De seg a sáb das 08:30 as 18:30 Hrs

DIY: O que você mesmo pode fazer no carro?

Quer fazer manutenção e reparos e surgiu aquela dúvida “o que eu mesmo posso fazer no carro?’ Todo mundo quer economizar, não é mesmo? E se for possível fazer algo sem recorrer a terceiros, isso pode ser muito bom para o bolso. E também pode ser útil, caso você esteja sozinho. Por isso, aqui na Bossoni Auto Parts, nós vamos ajudar você a identificar o que é possível fazer por conta própria.

Eu também já me perguntei sobre o que eu mesmo posso fazer no carro. Em geral, o ideal é ter um especialista de confiança para uma boa revisão, mas há algumas coisas que, sim, você mesmo pode fazer.

Ah, mas o que eu mesmo posso fazer no carro? Verificar o radiador todos os dias antes de sair e uma vez por semana, com mais tranquilidade e detalhe, é uma dessas coisas.

Outra coisa que pode ser feita é a calibragem de pneus.

Como fazer você mesmo a manutenção do carro

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um exemplo quando penso sobre o que eu mesmo posso fazer no carro. 

Por isso, o radiador e a calibragem de pneus, como já citamos, são coisas básicas que você pode fazer. Da mesma forma pode verificar o nível de óleo.

Você também pode fazer uma tabela com os períodos de trocas de óleo, filtros, verificações em geral.

Manual do proprietário

As recomendações sempre levam em conta o manual do proprietário do seu veículo e as recomendações do seu mecânico.

Nós também ajudamos nesse quesito, mas é claro que aqui as recomendações são gerais, e com o manual e seu mecânico de confiança você vai encontrar referências indicadas especialmente para o seu caso.

Por isso, uma das primeiras coisas que você pode e deve fazer é ler esse manual e ficar por dentro dele, familiarizado, mesmo.

Geral antes de sair

Já falamos sobre radiador, óleo e pneus. Outra coisa que você pode fazer é verificar, antes de sair, se tem alguma lâmpada queimada. Se já tiver lâmpadas em casa, pode inclusive trocar. Evita multas no caminho para a oficina.

Sempre que for viajar, faça também uma revisão. Complete, se possível, na oficina, mas se for um período curto, próximo da sua cidade, você mesmo pode revisar todos os ítens principais antes de sair.

Conheça o seu carro

De nada vai adiantar darmos dicas aqui se você não conhece e não estuda o seu carro. É o que já dissemos: fique sempre por dentro de novidades sobre ele, desde o manual do proprietário, quando comprar, até atualizações, indicações de produtos, filtros, combustível, revisões, conforme o fabricante indica.

Isso também vai evitar ser enganado quando tiver que ir a um mecânico diferente do seu de confiança, ou enquanto está escolhendo um.

Atenção também para os eventuais recalls, as chamadas de fabricantes de veículos quando verificam algum erro que possa comprometer a segurança. Neste caso, é preciso ir até os locais indicados para fazer alguma revisão, troca ou reparo.

Verificação de fluidos

A verificação de fluidos deve ser feita semanalmente e também quando for pegar a estrada. Sempre como motor frio, claro. Confira se está nivelado conforme a marcação e complete se estiver abaixo da marca com o fluido indicado que o fabricante do seu veículo indicou.

Também é preciso verificar o óleo do motor, retirando a vareta e limpando para fazer a retirada de resíduos. 

Palhetas

A troca de palhetas pode ser feita por você. Apenas cuide para não forçar e quebrar. O risco de não fazer a troca, a cada seis meses, em média, é de que os limpadores ressequem, e assim risquem o vidro ou se tornem quebradiços.

Lembre-se de que o uso, a exposição ao clima, ao sol, à chuva, vão ser determinantes nesse desgaste. Por isso, avalie os prazos conforme a sua rotina e realidade, diminuindo ou aumentando o prazo.

Veículos que ficam em estacionamentos a maior parte do tempo vão ter desgastes diferentes daqueles que ficam na rua, assim como em relação aos que rodam mais.

Pneus sempre em dia

Pneus carecas ou descalibrados podem representar perigo de acidentes. Por isso faça a calibragem e fique atento aos sulcos, assim como à necessidade de alinhamento.

Tenha sempre o step pronto para usar, ou seja, faça a calibragem nele, também. 

Bateria para não ficar na mão

Quem já ficou na mão por causa de uma bateria sabe como isso pode ser desagradável. Por isso fique atento ao tempo de uso e também tenha os cabos para eventuais necessidades de transferência de energia.

Ar-condicionado é mais que refrigerar e esquentar

O ar-condicionado é um item de conforto, mas que também exige atenção. Manter os filtros limpos evita sobrecarga e também é algo vital para sua saúde respiratória.

Se o local onde você mora for muito poluído, o tempo de limpeza será menos espaçado, por isso fique atento à manutenção preventiva.