Seja bem-vindo(a), Faça login

Atendimento (14) 3475-1218 (14) 99789-1750 (WhatsApp) De seg a sáb das 08:30 as 18:30 Hrs

Como cuidar do freios do carro?

Sempre que penso sobre que cuidados preciso ter com o sistema de freios, lembro como frear é tão importante quanto andar e acelerar. Por isso, esse é um sistema que exige muito da sua atenção. Fique com as dicas da Bossoni Auto Parts para cuidar bem do seu veículo e rodar mais e melhor, com toda segurança.

Que cuidados preciso ter com o sistema de freios?

Bateu aquela dúvida “que cuidados preciso ter com o sistema de freios?” Que bom que bateu, pois ela é importante.

Andar, ir para frente, ir para trás, frear. Tudo é importante, e, muitas vezes, frear pode ser mais importante que simplesmente andar. 

Esta é uma parte muito importante da segurança do seu carro, por isso, atenção redobrada.

Junto com o sistema de suspensão e direção, é talvez um dos mais importantes.

Nunca descuide da manutenção do sistema de freios.

Como cuidar do freios do carro

Função principal dos freios

Pode parecer óbvio, mas a função principal do sistema de freios é garantir uma parada segura, desacelerando ou parando totalmente quando for necessário, inclusive bruscamente.

Também está incluída aqui a capacidade de deixar o veículo parado em uma lombada, por exemplo.

Esse sistema é dividido entre o pedal e a alavanca. Mas é claro que há tecnologias mais recentes que envolvem sensores de colisão, freios que são acionados automaticamente. Há freios a disco ou tambor, hidráulicos, e pneumáticos, a ar.

Cuidados com o pedal do freio

O pedal do freio deve estar sempre livre de obstruções, e ao seu alcance. Regule o banco para que ele esteja sempre de acordo com sua altura e permita que você acione com agilidade. Pressionando o freio, o carro tem que parar.

Fique atento também ao calçado que vai usar. Nunca deve ser usado um tipo de calçado que possa enroscar ou evitar que alcance adequadamente o pedal.

Alavanca também é freio

Quando você aciona a alavanca, ela freia as rodas traseiras, e é usada para manter o carro parado, não para diminuir a velocidade.

É um sistema independente que pode ser acionado também em caso de emergência, se o pedal não funcionar, mas lembrando que as funções e funcionamento são diferentes.

Pastilhas, disco e tambor de freio

Então, como você está vendo, quando pensar “que cuidados preciso ter com o sistema de freios”, lembre-se que há todo um equilíbrio que envolve a sua segurança. É preciso permanecer com a manutenção preventiva em dia.

As pastilhas são peças responsáveis por desacelerar. O atrito aumenta a resistência e freia o deslocamento, reduzindo a velocidade, usadas no sistema a disco. De diferentes materiais, não pode mais ser usada em amianto.

Já o disco é um componente que permanece conectado à roda, seguindo seu movimento, para ser usado tanto para parar como para desacelerar. 

O tambor é semelhante ao disco, geralmente está nas rodas traseiras.

Lona, sapata, servo, pinça, cilindros: o que é isso?

Sabemos que são muitos os termos que envolvem a manutenção do carro e também é assim com o sistema de freios.

Mas é importante conhecer cada um, nem que seja para entender as explicações dos mecânicos.

A lona é um material que equipa os sistemas de freio a tambor. Ela provoca atrito ao se aproximar e com isso a velocidade é reduzida. As sapatas apoiam as lonas, como suporte. 

Já a pinça é para o sistema a disco, servindo de suporte e proteção para as pastilhas. 

O servo tem a função de aumentar e distribuir a força do pedal com pressão.

O cilindro de roda integra o sistema a tambor, enquanto o cilindro mestre é responsável por transformar a força mecânica em pressão hidráulica.

Fluido é fundamental para seus freios

Sem o fluido de freio, o freio não funciona adequadamente. Ele transfere o movimento e faz com que o sistema hidráulico seja efetivo.

Cabos e tubulações Quando puxamos a alavanca, um cabo é acionado. O pedal também tem sua função de transferência de movimento ao servo freio e ao cilindro mestre.

Sistemas ABS e EBD Os sistemas ABS e EBD trabalham junto com o freio. O primeiro, Sistema Antibloqueio do Freio, evita travamento em freadas repentinas, enquanto o segundo, Distribuição Eletrônica de Frenagem, faz o controle da força do freio que é enviado às rodas, evitando derrapagens, assim como o Repartidor Eletrônico de Frenagem.

Tirou as dúvidas sobre “que cuidados preciso ter com o sistema de freios”?

Sinais de desgaste dos freios

É preciso estar muito atento a possíveis sinais de desgaste do sistema de freios para evitar acidentes e riscos à sua segurança e das demais pessoas nas vias.

Se o seu carro começar a desviar para um lado quando acionar o freio, isso significa problema no sistema. Ruídos também não são bom sinal, assim como vibrações ou pedais muito duros ou muito baixos.

A manutenção preventiva é vital para evitar maiores problemas. Verifique também o amortecedor e fique atento à vida útil de todos os componentes, fazendo as trocas e reparos que o manual do proprietário e o seu mecânico indicarem.